2013

FESTA DOS CONTOS IV


PROGRAMA 2013
Sexta 14
21:30 | Pátio dos Contos, Biblioteca Municipal
# Inauguração da IV edição da Festa dos contos.
# Miguel Horta e Manuel Garrido
# Colectivo Fotograma 24 - curta metragem "Brincar"
# Cristina Taquelim e António Fontinha


Sábado 15
11:30 | Mercado Municipal 
Concerto com Umbigo D´Aço

14:30 | Hospital São João de Deus 
Sessão de contos com António Fontinha e Cláudia Fonseca. 
 
16:30 | Biblioteca Municipal
"Na rota dos contos" - percurso pedestre entre a Biblioteca e o Jardim Publico.
# Músicos de Bremen
# Carlos Marques
# Rini Luyks
# Cláudia Fonseca 
# Miguel Horta
# Umbigo D´Aço

# Cristina Taquelim.

18:30 | Galeria Municipal 

Inauguração Exposição de Pintura "Global Make-up"
 
21:45 | Pátio dos Contos e Taberna dos Contos "À Volta Dos Contos" (chillout de contos e música)

Vídeos da Festa
Cristina Taquelim
Carlos Marques  
Cláudia Fonseca e Rini Luyks
Galissá
Umbigo D´Aço
Miguel Horta





Intervenientes 2013


António Fontinha - Nasceu em Lisboa em 1966 e viveu até 1975 no Dundo/Angola. Concluíu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1986/86). Começou a desenvolver trabalho como contador de estórias no Centro Educativo da Bela Vista em ´92, ao serviço do Chapitô, o que o levou a mudar de percurso. Desde então tem contado um pouco por todo o país, enquadrado em diversos projectos e abrindo caminho aos vários contadores que se lhe seguiriam. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa.




 
Cristina Taquelim - Nascida em Lagos. Figura de referência no panorama nacional, tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos sobre mediação da leitura. Desenvolve desde 1995 atividade como narradora, tendo trabalhando com públicos de todas as idades e participado em diversos encontros em Portugal e no estrangeiro.





Cláudia Fonseca – Nasceu no Brasil. Começou a contar histórias na Biblioteca Mun. de Oeiras há sete anos. Fundadora dos Contabandistas de Estórias. Desenvolve atividades diversas no âmbito da narração oral e mediação de leitura, em locais e contextos muito diversos dentro e fora de Portugal.



Miguel Horta - Embora seja essencialmente um artista plástico, desde muito cedo encarou a Animação Cultural como uma outra ferramenta para a comunicação das ideias. Neste campo encontramos duas linhas mestras de intervenção: a Promoção do Livro e da Leitura e a Educação pela Arte. Mediador cultural, contador de histórias e ilustrador. Ainda há a escrita.


Manuel Garrido - Conhecemo-lo como Pirata de Alejandria, um grupo de contadores de Sevilla. Vivem para resgatar um tesouro imenso que são os contos do mundo inteiro. Por isso é Pirata! E porque a maior biblioteca que jamais existiu foi a de Alejandría. Por tudo isto: Piratas de Alejandría. “Navegantes em busca do tesouro da vida".




Rini Luyks - Nasceu na Holanda, residente em Portugal desde o início dos anos '90. Licenciado em Química, estudou piano até nível de conservatório, autodidacta em acordeão. Actividades profissionais em Portugal: músico de rua, compositor/músico em vários projectos de música tradicional e contemporânea (Acordeonista solo, Lucretia Divina, Boris ex Machina, Bigodes Band, Kumpania Algazarra), actor/músico em espectáculos de teatro e novo circo (Chapitô, O Bando, Artistas Unidos), músico em pediatrias de hospitais (Fundação do Gil), actor de cinema, professor de línguas/tradutor, Mestre Nacional e treinador diplomado de xadrez, Línguas: Holandês, Português, Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Russo.



José Braima Galissá - professor e mestre griot do Kora, instrumento africano de 22 cordas, nasceu na Guiné-Bissau em 1964 no seio de uma família de griots da cultura Mandinga, que tocam Kora há mais de 600 anos.






Umbigo D'Aço - Juntam-se na "mesa" ideias sob influência do que é a nossa descendência cultural da música tradicional rural. Entre sonoridades semi-conhecidas e originais devaneios... é no Aço que está o "cordão" que liga todo este debuxo.






 
Colectivo Fotograma 24 - surge no ano 2000 com o objectivo de desenvolver projectos na área de cinema de animação, através de um programa de oficinas, em torno da criação de brinquedos ópticos e realização de curtas-metragens animadas.




Músicos de Bremen - Esta apresentação reúne desde o conteúdo literário de "Os músicos de Bremen" às técnicas de trabalho em sombra chinesa, passando pela interpretação musical.
Promove a amizade, a solidariedade e a sustentabilidade em especial para o público de todos os jardins de infância.



Carlos Marques - Contador de histórias desde 2005, nascido em 1978 em Montemor-o-Novo tem intervindo em diversas bibliotecas, escolas e em encontros de narração oral (Palavras andarilhas, Encontro Int. de Narração Oral de Évora, Contemfesta, entre outros). É programador nos eventos Contos Doutra Hora e Festa dos Contos (Montemor-o-Novo). Colaborou com os centros de língua portuguesa do Instituto Camões (Croácia, Bulgária e Polónia). As suas sessões são caracterizadas pela musica, humor e contacto espontâneo com o espectador.